Conheça a missão do IGEVE

Atualizado: 25 de Abr de 2019

Mais do que educar às crianças, gerar um ambiente favorável e capacitar pessoas.

Organizar ambientes afetivos seguros e culturalmente significativos é fundamental para as experiências, desenvolvimento e conhecimento do mundo e do outro, por parte da criança.

Acreditar na criança pequena é dar atenção as suas falas, ações, desejos e necessidades, muitas vezes observar mais e dar tempo a elas, pode ser mais importante que ocupa-las com ações que não faz tanto sentido.

É muito importante estabelecer uma relação afetiva com a comunidade local e isso pode ser traduzido na organização de ambientes que reconheçam e que acolham o modo de ser e de viver das famílias e da comunidade, mostrando para as crianças que isso tem valor.

Trazer os pais para confeccionarem brinquedos ou organizar os ambientes das crianças no ambiente educacional ajuda aos pais a ver a importância que aquilo tem para as crianças.

A relação entre a escola e a família é uma relação que tem o potencial muito grande se ela são construídas a partir da confiança. A confiança se da cotidianamente pelo vinculo que é estabelecido e pela forma como a escola pode acolher as famílias quanto a suas criticas na analise que se faz sobre a organização do trabalho, além disso as famílias podem ter muito conhecimento sobre a educação de crianças pequenas, sobre suas praticas e sobre sua própria cultura.

Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, as práticas pedagógicas devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.

A criança deve ser o ator, o professor orienta e a criança constrói o conhecimento junto.

Em um ambiente escolar rico deve ser proposta para todas as crianças as experiências culturais de aproximação com a escrita, a leitura, as ciências e as artes.

9 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo