O "Último Livro"


O projeto “Um Livro por mês” teve início em setembro de 2020 em meio a um distanciamento social forçado pela situação pandêmica (SARS Covid-19) e com o intuito de incentivar a leitura através do destaque de trechos e videoaula por mês sobre um livro de interesse do IGEVE. Nesse mês completamos um ano de projeto, sendo que ao longo destes meses já trabalhamos nove livros e fizemos, consequentemente, nove videoaulas. Nosso projeto é um sucesso, com forte engajamento nas postagens durante todo o mês (curtidas, comentários e compartilhamentos) e também com participação ao vivo (média de 60 pessoas por Live) e visualizações das videoaulas que ultrapassam 7 mil views.

Os feedbacks também chegam por mensagens e contatos pessoais das colaboradoras do IGEVE que identificam no projeto um momento de troca e formação. Nos orgulhamos muito do que foi realizado até aqui, porém devido a flexibilização e o retorno às atividades presenciais – medidas adotadas após vacinação e ainda com parcimônia – é imperativo mudarmos o formato do projeto. Não é uma finalização, mas uma mudança de rumos, até porque o projeto “Um Livro por Mês” integra um projeto maior do IGEVE que é o “Tecendo em Redes”. Portanto, propomos um “último livro” para fechar esse primeiro ciclo (formato) do projeto. Começamos em setembro de 2020 com o livro do saudoso professor Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia” (vídeo disponível em https://www.facebook.com/549317108751103/videos/387220622681403). Isso devido ao início do ano do centenário de Paulo Freire, logo, para encerrarmos o ciclo, nada mais justo do que escolhermos um outro livro do mestre. Em 19 de setembro de 2021, se Paulo estivesse vivo, completaria 100 anos.

Essa escolha, no entanto, será feita em parceria com todos nossos colaboradores. Propomos uma enquete no fórum pedagógico IGEVE (grupo restrito facebook) e pedimos para que se manifestem e escolham um desses três títulos de Paulo Freire:

1 – A importância do ato de ler – em três artigos que se completam

2 – Pedagogia da Esperança – um reencontro com a pedagogia do oprimido

3 – À sombra desta mangueira

Cada um destes livros guarda importantes reflexões do patrono da educação brasileira, o saudoso professor Paulo Freire, que com certeza, contribuíram para os profissionais de educação e demais interessados que acompanharem ao longo do mês de setembro as postagens e participarem da videoaula no dia 29 de setembro de 2021.

Após esse livro daremos uma pausa para restruturação do projeto e realizaremos a indicação de livros e realização de vídeos mais curtos para interação e formação continuada. Seguimos juntos, atentos e fortes...

#orgulhoigeve

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo